sexta-feira, 29 de julho de 2016

Dieta não, prefiro dizer novos hábitos.

Continuando minha saga fitness:
Já perdi cerca de 15kg!

Hoje vou falar sobre minha alimentação.
Antes da ida à clínica eu era um cara normal.
Tomava café da manhã, almoçava e jantava, além de algumas besteirinhas ao longo do dia.
Nunca me senti um glutão, aliás sempre achei que comia moderadamente - não ria, é sério - e assim, com 1,90m de altura cheguei aos incríveis 120kg no começo deste ano.


Consegui, nadando muito e fazendo dieta totalmente errada, baixar para 115,5kg, que é o peso que cheguei na clínica do Dr Paulo Muzy.
Após a consulta com a nutricionista Dr Vanessa Benedictus minha alimentação ficou assim:
Dia de natação e academia
*04:30 mingau de aveia com água + 30g whey + 10g glutamina
* depois do treino 10g BCAA
*08:30 shake de whey + 30g aveia + 25g oleoginosas
*10:00 100g de proteínas + 100g carboidrato complexo
*13:00 150g proteínas + 100g carboidrato complexo + 100g vegetais cozidos + salada de folhas a vontade
*16:00 100g de proteínas + 100g de vegetais cozidos
*19:00 antes da academia shake de 30g whey + 10g de aveia + 100g carboidrato complexo
*20:00 depois do treino shake 30g whey + 10g aveia
*21:00 150g proteínas + 100g de vegetais cozidos + salada de folhas a vontade
*00:00 mingau de 50g de aveia com 30g de whey
Nos dias em que não havia natação ou academia havia umas pequenas mudanças.
Onde está escrito proteínas, entenda frango ou patinho;
Onde está escrito carboidrato complexo, entenda mandioquinha, batata doce, mandioca ou arroz integral.
Fiquei dois meses nessa rotina e...
... vamos lá:
Meu peso total caiu de 115,5kg para 106,7kg, percentual de gordura foi de 31,5% para 23,2%.
11,5kg de gordura foram embora e ganhei 2,6kg de músculos.

Observe que na balança não foi muito peso(-8,8kg), mas na aparência foi algo absurdo.

Legal, voltamos à clínica e nova dieta prescrita pelo Dr Heraldo Albuquerque - que também me passou treinos - foi passada:
*4:30 shake de whey 30g + 50g de pasta de amendoim (melhor refeição do dia! adoro!)
*depois da natação 10g de BCAA
*08:30 shake de whey + 30g aveia + 25g oleoginosas
*10:00 100g de proteínas + 25g oleoginosas
*13:00 150g de proteínas + 100g de carboidratos complexos + 100g vegetais cozidos + salada folhas a vontade
*16:00 100g de proteínas + 100g de vegetais cozidos
*19:00 shake 30g de whey + 10g de aveia + 100g de carboidrato complexo
Durante o treino 10g de BCAA + 10g de glutamina
*20:00 depois do treino shake 30g de whey + 10g aveia
*21:00 150g proteínas + 100g de vegetais cozidos + 50g de carboidrato complexo + salada de folhas a vontade
*00:00 shake de 30g de whey com 80g de abacate (sensacional!)
Já estou nessa dieta há 45 dias e estimo estar em 100kg, só vou me pesar na clínica.
Vamos aguardar o que virá!

Acho importante observar que esta dieta foi feita para mim, de acordo com minha idade, capacidade física, horários de treino etc etc. Ela com certeza não serve para você, mas acho que serve como ideia, pra ver que ninguém morre de ficar sem açúcar e álcool.
Não invista em dietas malucas, invista em profissionais qualificados!
Vale muito a pena!
Grande abraço galera!
Instagram: proftetéu
Snap: Prof Tetéu





















sexta-feira, 22 de julho de 2016

Vida fitness

Como disse no post anterior, mudei radicalmente minha vida neste último ano.
Há um ano implementei natação todo santo dia. Todo dia!
Foi algo incrível, a natação é algo libertador, a rotina longa funciona como uma terapia para mim, embora não seja tão fácil acordar antes das cinco da manhã para nadar.
Resultado: melhorei sensivelmente meu condicionamento físico e ganhei uma disposição que há muito não sentia. Entretanto, não baixei quase nada meu peso.
Claro, continuei comendo errado como sempre comi e quando fazia dieta era aquela besteira de comer quase nada.

E assim a coisa caminhou por m ano, até que minha mulher teve a ideia de procurar um nutricionista esportivo, alguém que nos orientasse a alimentação em função dos exercícios que faríamos.
Dessa maneira fomos parar na Clínica Performance com Saúde, sob orientação do médico nutrólogo Dr Paulo Muzy, uma sumidade no assunto - procure no Google pra confirmar.

Logo na primeira consulta, onde fomos avaliados pela nutricionista Dra Vanessa Benedictus, já nos foi passado uma dieta que mudou completamente nossa rotina.
Oito refeições por dia, sem um grama de açúcar, sem nada relacionado ao leite - imagine! cortou meus queijos! - e também restringiu a zero o consumo de frutas.
De agora em diante tudo seria frango, patinho, carboidratos complexos (batata doce, mandioca, arroz integral e mandioquinha). Pão, nem pensar! Nada de farinha branca...
Álcool? Nadinha de nadinha!
E whey, sim muito whey.
Nos dias de treino chego a tomar cinco vezes.

Paralelamente à alimentação foi orientado que fizéssemos musculação.
Eu não fazia ideia que musculação fosse tão importante em um processo de emagrecimento, como todo mundo sempre imaginei que exercícios aeróbicos fossem mais efetivos.
Desse ponto em diante continuei nadando diariamente e academia 4 ou 5 vezes por semana.
Minha natação se resume a 2000m predominantemente crawl em pouco menos de uma hora;
Já na academia é 15min de bicicleta e 1h de musculação.

Foi muito estranho ter que comer 8 vezes ao dia.
Imagine sair de casa com uma bolsa cheia de marmitas!
Pois é, mas cada refeição é cuidadosamente pesada.
Sou professor e em cada intervalo lá estava eu com minha shakeira ou minha marmitinha de carne moída às 10h da manhã.

Além disso tudo, rola um certo bullying social com a gente haha.
Imagine ir a um aniversário e não comer nada, só tomar água.
Jantares de família e almoços de domingo foram profundamente afetados.

Os dois primeiros meses foram assim.
Nunca imaginei que fosse possível ficar sem açúcar com tanta facilidade, mas o fato de se alimentar antes que a fome bata à porta acaba com aqueles faniquitos característicos de quem faz dieta.

Valeu a pena.
Em dois meses perdi 11,5kg de gordura, ganhei 2,6kg de massa muscular e meu percentual de gordura - BF na linguagem fitness - foi de 31% para 23%.
Bom, esse é o resumo dos dois primeiros meses.
Voltamos à clínica e passamos pelo nutricionista/educador físico Dr Heraldo Albuquerque.
Ele fez algumas alterações na minha alimentação e para minha alegria entrou pasta de amendoim pela manhã e abacate antes de dormir.
Além da alimentação ele passou meus treinos a serem seguidos na academia.
Já faz um mês que passei pelo Dr Heraldo e perdi mais alguns quilos na balança.
Daqui 30 dias retorno à clínica e passarei pelo Dr Paulo Muzy, onde novos ajustes serão feitos.
Esta é uma foto atual:

Por hoje está bom né pessoal?!
Já falei demais.
Você pode me seguir no instagram @profteteu e no snap Prof Tetéu
Os profissionais citados você encontra no instagram @vanessabene @heraldo_albuquerque @paulomuzy

Beijos e abraços!





Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física, Blogueiro, coordenador de Ensino Médio e Cursinho. Adoro imagens e vídeos.