sábado, 11 de agosto de 2012

O mundo da Fotografia.


Eu adoro Fotografia desde criança, mas era algo caro demais pra situação financeira em que eu cresci.
Me lembro direitinho da câmera que meu tinha, mas que não tirava quase fotos pelo alto custo dos filmes e das revelações. Era essa a câmera:
Adorava ficar com esta máquina pra cima e pra baixo fingindo que estava fotografando. Pensava sempre no fundo - na época eu não sabia nada sobre COMPOSIÇÃO - , no motivo...
Até modelo eu arrumei! Minha irmã e uma amiga passaram uma tarde inteira fazendo poses achando que estavam sendo fotografadas.
Ainda bem que o tempo passa.
A fotografia digital tornou-se acessível a todos e hoje praticamente qualquer pessoa tem uma câmera, nem que seja no celular.
Tenho certeza que muitos leitores deste singelo blog são amantes de fotografia também, ou não?
Aí eu falo uma coisa, sem querer ofender:
- JÁ QUE VOCÊ GOSTA TANTO, POR QUE NÃO APRENDE?
Haha
Eu próprio, que estou tirando onda com você, não sou um profundo conhecedor do assunto.
Mas há o BÁSICO...
1º) Escolha bem o que vai fotografar.
A gente não aguenta mais fotos de esmalte!
Seja criativo.
2º) Escolha um ângulo legal.
Eu sou feio, mas se você procurar com calma, vai achar um ângulo onde minha feiúra pode ser menos evidente. Não tenha preguiça, deite no chão, suba em uma cadeira. Sei lá, se vire!
3º) Preste atenção ao fundo da sua foto.
Estou cansado de ver meninas lindas serem fotografadas com uma parede toda podre e descascada ao fundo, quando havia a possibilidade de um fundo belíssimo.
Fora o costume horroroso que as meninas tem de tirar fotos em banheiro de boate ou clube, deixando privadas destampadas como pano de fundo. Coisa horrorosa!
4º) Cuidado com as sombras!
Um erro comum é tirar foto de pessoas contra o sol. O rosto fica na sombra e o resultado é uma tragédia...
Certifique-se de que aquilo que esteja fotografando receba luz de modo adequado.
Só use flash quando for realmente necessário. 
5º) Se não sabe regular sua máquina, coloque no modo automático.
Já vi muita gente com máquinas caríssimas fazendo só bobagens... Coloque no modo automático e seja feliz.

Uma dica de ouro:
Se quer tirar fotos com uma luminosidade incrível, faça isso quando o sol estiver nascendo ou se pondo.
Os fotógrafos chamam esta luminosidade de "luz de ouro".
As fotos ficam lindas!
Nestes horários a luz solar é fortemente filtrada pela atmosfera, tornado-se tênue e amarelada, deixando as fotos incríveis. Faça o teste.
Como exemplo veja esta foto que tirei da minha mulher com o sol se pondo:
E se você tiver um pouquinho de paciência, use o Photoshop para corrigir a luminosidade e as cores das suas fotos, pois isso não requer nenhum grande conhecimento do software.

Observe que estas dicas servem tanto para quem tem máquinas simples ou as sofisticadas. São regrinhas básicas.
Claro que tendo um bom equipamento, vai aumentar a complexidade na hora de disparar, mas compensa, como compensa!

Esta semana várias pessoas me perguntaram que tipo de objetiva era melhor pra fotografar: as grandonas ou as pequenas?
Não há uma lente boa pra tudo.
Todas possuem prós e contras, além do fato de que situações diferentes podem exigir lentes diferentes.
Veja esta foto:
Ela foi tirada com uma lente "curtinha". Repare bem - bem mesmo - na parte superior do móvel.
Agora compare com uma tirada com uma lente "grandona", daquelas que pesa uma tonelada pra você ficar carregando pra lá e pra cá:

Olhe para a parte superior do móvel de novo.
Reparou que o móvel ficou mais largo?
As teleobjetivas aumentam as coisas que estão ao fundo, alterando a perspectiva da foto.
Parece besteira né?
Mas agora imagine que ao invés do meu móvel, fôssemos fotografar o seu rosto.
A primeira lente se focar a ponta do seu nariz, vai "espremer"o resto do seu rosto que está ao fundo;
A segunda lente vai alargar o resto do seu rosto.
Qual fica melhor?
Eu gosto de usar a segunda lente. Dá uma relação harmoniosa na perspectiva.

Grande abraço galera!
Mais fotos minhas em www.flickr.com/profteteu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física, Blogueiro, coordenador de Ensino Médio e Cursinho. Adoro imagens e vídeos.