sábado, 2 de março de 2013

Como nunca perder seus contatos no iPhone

Como preservar os seus contatos da agenda telefônica no iPhone?
Resposta simples: através do iCloud.
Mas e se ele der problema? Hein? Hein?

O iCloud é um recurso disponível nos dispositivos da maçã que permite manter os seus contatos, calendários, fotos, notas etc sincronizados e com o conteúdo nas nuvens.
Perfeito para o caso de ser roubado, dar um pau no dispositivo, derramar líquidos e outras coisinhas que provocam verdadeiros pesadelos, além da praticidade de inserir um novo contato no iPhone e no mesmo instante já estar lá na agenda do notebook.

Quem é leitor deste blog sabe que tem coisas que só acontecem comigo.
Há uma semana, por exemplo, caiu um raio na minha casa...
Mas isso nem é tão raro, talvez já tenha caído um na sua.
Raro mesmo foi o iCloud dar pau!
Isso mesmo.
O tão perfeito serviço da maçã, o salvador dos notebooks molhados e dos iPhones roubados/bugados, DEU PAU!
O iCloud apagou todos os contatos do meu telefone e do meu MacBook Pro.
Não sei como aconteceu, só sei que de repente não havia mais nada de contatos no meu telefone, aí eu liguei o computador e vi, em tempo real, todos os contatos desaparecerem bem na minha frente.

Fiquei desesperado, meus mais de 300 contatos haviam sumido.
Como eu ia pedir pizza?
Como usaria meu whatsapp? 

Como sou muito neurótico com minhas fotografias, tenho dois HDs, que deixo em dois locais diferentes, com backup de tudo que tenho no computador através do Time Machine (programinha nativo nos computadores da Apple próprio para fazer backup).
Restaurei o computador com um backup de uns dias atrás e consegui reaver meus contatos.
Mas eles sumiram de novo, de novo e de novo.
Por mais que eu restaurasse, o iCloud apagava tudo de novo.
Tive que deletar a conta iCloud que estava usando, inserir os contatos novamente pelo Time Machine, criar uma nova conta e aí sim configurar no MBP e no iPhone.

E se eu não tivesse backup?
Teria perdido todos meus contatos!

Como se prevenir de uma tragédia dessas sem ter backup?
Tenho uma dica.

Abra o site www.icloud.com através de qualquer computador e faça seu login com seu ID Apple.

Aí vai aparecer esta tela:
Entre em "CONTATOS"
Clique na engrenagem no canto inferior esquerdo.
Aí em seguida selecione tudo e clique em exportar vCard.

Pronto, agora você salvou um arquivo .vcf no seu computador.

Mande ele por email para você mesmo, ou salve no dropbox, pendrive, cofre do seu pai.
Se alguma coisa acontecer, basta você acessar o www.icloud.com e clicar em Importar vCard e jogar o arquivo de volta.
Fazendo isso uma vez por mês seus contatos estarão seguros e você não vai ficar dependendo do Time Machine.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física, Blogueiro, coordenador de Ensino Médio e Cursinho. Adoro imagens e vídeos.