quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

As mentiras que o povo conta...

Este não é um blog de Física, é um blog sobre coisa alguma aliás...
Mas tem hora que não consigo me segurar. Como o povo fala besteira por aí!!!
Semana passada já postei sobre a torre de celular perto da minha casa que provoca tremores de terra e explosões.
Hoje eu estava fazendo uma matrícula e um pai me perguntou se era verdade que a água em uma pia girava em sentidos opostos nos hemisférios norte e sul, que ele tinha visto isso em uma revista especializada. O filho falou que era verdade sim, que tinha até um episódio dos Simpsons sobre o assunto.
Gentilmente eu lhes expliquei que se trata de uma "lenda urbana da física", uma daquelas coisas que um asno fala e outros passam para frente como se fosse verdade.
O pior é que até em livros para cientistas aparece esta bobagem.  É como se o pessoal do Pânico na TV contasse uma piada e um cientista acreditasse e publicasse.

Isto me faz lembrar as coisas que minha mãe dizia quando eu era criança. Manga com leite matava; comer e tomar banho dava indigestão; ficar perto de espelhos quando relampejava era extremamente peigoso; etc etc.

Há 10 anos atrás era comum ver as pessoas colocarem garrafas PET sobre relógios de luz para diminuir a conta!

Já verdades que são ditas à exaustão pouca gente acredita, como se o mais óbvio fosse sempre o errado...

Beijos e abraços aos meus queridos leitores!!!

Um comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física, Blogueiro, coordenador de Ensino Médio e Cursinho. Adoro imagens e vídeos.