sábado, 20 de novembro de 2010

Você cortaria um dedo fora?

Pra quem não me conhece pessoalmente, além de lindo, inteligente, rico e mentiroso, sou coordenador de duas escolas de ensino médio, onde vivo o dilema e a satisfação de lidar com jovens adolescentes como você, nobre leitor deste blog.
E como coordenador sempre escuto dos pais o quanto que o computador atrapalha a vida de estudante dos filhos.
- Meu filho só fica no MSN
- Meu filho só se interessa pelo computador
- Meu filho sabe tudo de computador, mas só tira zero...
- Meu filho isso, meu filho aquilo...
A verdade é que não há mais vida sem computador.
O computador, e por computador eu estou incluindo desktops, laptops, tablets, celulares etc, faz parte da vida de todos nós!
A internet está está entre nós brasileiros desde 1997! Me lembro muito bem do meu computador Pentium 100 com modem discado...

Isso já faz 13 anos. Assim, um jovem de 15 anos hoje não consegue se lembrar que já existiu um mundo sem e-mail, sem torpedos e sem MSN.
A primeira geração de internautas se maravilharam com as Salas de Bate Papo do Uol, com o Mirc e com o ICQ; a geração seguinte se encantou com o MSN e o Orkut. Hoje o que está bombando é o Facebook e o Twitter.
Amanhã tudo isso será passado.

Como a escola e os pais podem querer que os filhos fiquem longe do computador?
Há escolas onde o celular fica retido na secretaria e o aluno só o retira na hora de ir embora.
Tirar o computador (ou o celular) de alguém é como tirar um braço ou arrancar um dedo da sua mão. Você cortaria um dedo seu fora?
A coisa é tão grave, que os alunos sem internet ficam desesperados tentando ( e muitas vezes conseguindo) conseguir a senha wirelles da escola ou usando planos caríssimos de dados de operadoras de celulares, para "tuítar" no meio da aula.
Não vou citar nomes aqui, mas tenho umas 10 alunas que "tuítam" (i)regularmente nas aulas de professores distraídos.

Na minha opinião, o computador não é o problema. O problema é o uso que se faz dele.
O que pais e professores devem fazer, é estimular o uso construtivo dos computadores.
Tenho muitos alunos que me seguem no Twitter - @profteteu - , que "tuítam" bastante e ainda assim estudam, fazem tarefa e são apreciadores de boa literatura! A internet destruiu o estudo deles? Claro que não.
O lance é usar a internet pra incentivar.
Quem escreve legal, que vá montar seu blog!
Aos que gostam de exatas, que vão atrás de aplicativos!
Aos que são bons com ferramentas, que vão ao Youtube divulgar sua engenharia!
Aos que são ávidos por justiça, que criem e participe de fóruns!
Aos artistas, o Photoshop!
Aos fotógrafos, o Flickr!

Claro que não adianta nada seus pais e professores te incentivarem e você ficar o dia todo no MSN comendo PORCARITOS e engordando né?
Mexa-se! hahaha

Também está na hora das escolas se tocarem que lousa digital não é instrumento mágico.
Há coordenadores que caem na conversa fiada de vendedores e compram lousas digitais achando que isso tornará a escola moderna e que o aprendizado acontecerá de um modo mágico. Quanta ilusão.
O aprendizado é ação humana e envolve relacionamento entre aluno e professor. Sim, envolve afetividade, respeito e amor.
Se lousa digital e notebooks garantissem boa educação, bastava o governo financiar computadores na Casas Bahia, que tudo estaria resolvido.

E você, faz um bom uso da tecnologia?
Pare e pense...

Esta semana o clima das aulas foi muito legal!
Ninguém mais quer saber de aula, todos estão em clima de férias...
Ainda bem que elas estão chegando!
Beijos e abraços pra todo mundo que me aguenta aqui e no Twitter! @profteteu sigam-me!
O vídeo abaixo é de um super show com Paul McCartney, Sting, Elton John e mais um monte de estrelas. Vale a pena ver! Sério mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física, Blogueiro, coordenador de Ensino Médio e Cursinho. Adoro imagens e vídeos.