terça-feira, 14 de julho de 2009

Como estudar? Como aprender?

Nestes últimos tempos tenho me dedicado seriamente ao estudo da eduacação, coisa que não me me é estranha, posto que minha vida acontece dentro de escolas.
Uma questão que assombra a sociedade é: "A escola ensina?"
A resposta é: Não, a escola não ensina!
Claro, é óbvio que não!
A função da escola não é ensinar. Nunca foi.
É aí que mora a confusão. Muita gente acha que na escola se aprende alguma coisa, que os pais só por colocarem seus filhos numa boa escola já será suficiente para aprenderem. Doce engano...
Eu nunca ensinei nada pra ninguém. O que eu faço é apresentar a matéria, exponho alguns raciocínios, indico a leitura adequada sobre aquele assunto. O aluno só aprende se fizer a tarefa e se interessar pelo assunto.
A coisa é simples.
Faça tarefa e estude.
Mas não falo daquele estudo cansativo, entediante. Estude com entusiasmo, alegre-se por estar diminuindo sua ignorância, pois é isso que acontece quando nos aprofundamos em um assunto.
Estude pelo prazer de estudar.
Tem gente que passa anos na escola (inclusive faculdade), sem aprender nada. Que tristeza!
Desligue-se daquela idiotice de estudar para prova, de se matar na véspera tentando memorizar aquilo que foi dado ao longo do semestre. Isso só serve para tirar nota, mais nada. Depois da prova você esquece tudo.
Não deixe sua vida ter este fim.
Estude todo dia. Leia bastante.Independentemente de estar na escola ou não, estude.
Tem um monte de gente torcendo você dar errado na vida. Quem é que não tem uma tia que fica falando que seu pai joga dinheiro fora quando gasta com você? Ou então aquela sogra que quer que você se afaste do filhinho(a) querido(a) dela, já que você não vai ser nada de bom nesta vida?
O que você vai fazer?
Há duas opções: Você pode continuar um banana e mostrar que eles estavam certos; ou reagir e mostrar que eles estavam errados. A coisa só depende de você.
Mude o seu modo de pensar sobre a escola.
A escola é um templo do saber. Muita coisa que você estuda em um dia, foi fruto de anos e anos de algum cientista. Experimente ler sobre a vida de Lavoisier ou Torricelli. Respeite isso.
Se você encarar o estudo como algo prazeiroso, algo que te liberta da ignorância, será muito mais fácil enfrentar a escola, e consequentemente a própria vida.
O vestibular com certeza não será um bicho de sete cabeças.
Pense nisso!

obs.: Caso não goste deste post, leia aquele onde eu dou dicas para parecer inteligente.
Abraços e beijos àqueles que prestigiam este blog.

3 comentários:

  1. aiai tetéu,,vc tem toda razão! eu o admiro muito sabe.. eu te acho um exelente professor, e acho muito interessante as coisas que você posta aqui no seu blog.. as coisas que vc fla tem um efeito muito positivo sobre mim.. as vezes um comentário ou outro que vc faz na sala de aula.. e vc já fez varios comentarios sobre alunos, aprendizagem ou coisa do tipo, e as vezes me identifico com estes,principalmente qdo sao negativos, eles me fazem querer mudar sabe..
    e esse texto ai de como estudar/aprender.. achei mto interessante pq era exatamente oq eu tava pensando esses dias.. pq antes eu sempre estudava em vespera pra tirar nota e tal.. + acho que caiu a ficha.. pq nao tem sentido vc querer apenas tirar nota,>> tirar nota não é mais excitante do que você saber que sabe,nao sei explicar,e eu acho que td que agente aprende, um dia na vida agente usa,( apesar de alguns dizerem q nunca vou usar algumas coisas que eu aprendo na matematica por exemplo hahah + EU ACREDITOO Q VOUUUUUU!)
    =)
    eu seei q vc nem me conhece direito,rsrssrr e que pode me achar meio BOBAA!! shuashusa + eh vdd, eu o admiro e aprendo mto + q fisica com vc! =P
    obrigada por tddd!

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui um aluno aplicado. Fato.
    Também nunca gostei de ir às aulas. Sempre preferi dormir até mais tarde e depois ler algo do assunto da matéria que eu estava "perdendo".
    Quase sempre passo nas matérias com 75% de presença (o mínimo para ser aprovado).
    Esse é meu método. Sem querer menosprezar os professores, mas pra mim é muito melhor estudar pelo livro do que ir à aula e ficar "boiando" ou fazendo sudoku ou até mesmo lendo um livro sobre o assunto que o professor está falando.
    Não consigo prestar muita atenção, por mais interessante que seja o assunto. Deve ser algum problema de atenção. Entretanto, leio bastante sobre os tópicos dados, leio o material do professor e a bibliografia indicada.
    Acabo aprendendo até mais do que se fosse às aulas.
    Não recomendo isso. Acho que eu deveria freqüentar mais as aulas, par contre acho que meu método de aprender sozinho me cai melhor.
    Abraços Tetéu.
    Rodrigo.

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Física, Blogueiro, coordenador de Ensino Médio e Cursinho. Adoro imagens e vídeos.